top of page
Buscar
  • Léia da Rosa dos Santos

Como ajudar a criança a lidar com as suas emoções?

Atualizado: 3 de jun. de 2021



1- Valide as emoções que ela está sentindo naquele momento. Por exemplo, eu percebi que você está bravo nesse momento é isso mesmo? E escute o que ela tem a dizer.


2- Ajude ela se acalmar, para que ela possa se sentir melhor. O que você acha de respirar bem devagarinho enquanto isso.


3- Pergunte a criança como ela se sente, e como você poderia ajudar nesse momento. E então busquem soluções juntos, do que pode ser feito nesses momentos para que ele se sinta melhor, para que possa agir melhor.


4- Essas ações ajudam a criança a se sentir melhor, que está segura, que é aceita, e isso gera conforto e bem estar. Porque para criança é difícil sentir certas emoções, ela também fica assustada e ainda não tem recursos para entender o que está acontecendo.


5- Mas se ela for auxiliada nesses momentos, ajudamos e ensinamos a ela se acalmar, se autorregular emocionalmente, ou seja, estou com raiva, porém nem por isso posso bater ou machucar as pessoas. Mas para ela ter esse entendimento é necessário que ela seja ensinada e que tenha exemplos claros e simples de como lidar com as situações.


Indico para você o livro Duda no mundo sem Emoções para ler junto com o seu filho.


Clique no link abaixo e vai direto para o site.


Psicóloga Léia da Rosa dos Santos CRP 08/22524

1 visualização0 comentário
bottom of page